top of page
O nome KEN IN KAN foi dado pelo Grão Mestre, Seiichi Yoshitaka Akamine, uma das maiores autoridades do Karatê. A tradução de cada uma das palavras que forma o nome da entidade e descreve exatamente os conceitos básicos desta instituição: “KEN” significa saúde, “IN” força interior e “KAN” local de treinamento.
A KEN IN KAN nasceu com o intuito de difundir a prática do Karate Goju Ryu, proporcionando, certames de caráter cultural e esportivo.
Desta forma, avançou nos conceitos da capacitação de professores através da diretoria técnica da Ken In Kan, na qual, segue os rígidos padrões da Federação Japonesa, realizando treinamentos, cursos e oferecendo suportes para instrutores e praticantes que seguir a linha do Karate Goju Ryu.
Todos os representantes partilham do mesmo propósito, difundir a prática Goju Ryu como prioridade e fazer a integração social, educativa e esportiva. Além de preparar atletas para competições estaduais, nacionais e internacionais.
A Ken in Kan
Seiichi Akamine (nome artístico em japonês Yoshitaka ou em chinês Shikan) nasceu no bairro de Izumizaki, na cidade de Naha, ilha de Okinawa , Japão, em 14 de maio de 1920.
Sensei Akamine, era o irmão caçula entre seis e o único que praticou artes marciais dentro de uma família de descendentes de samurais. Iniciou-se com 5 para 6 anos nesse caminho com o avô, passando, em seguida, a treinar com o professor Chomo Hanashiro (1869-1945), da linha Shurite.
Treinou com o professor Seitoko Higa, segundo sua linhagem. Como era um grande atleta, também treinou remo, natação e atletismo. Iniciou-se no Kobudo com o professor Shinko Matayoshi e treinava com bo, tonfa, kama, sai, nunhaku, etc.
Nesse mesmo ano, recebeu o 8º dan da Nippon Butoku Kai, sendo nomeado responsável pelo setor de Karatê. Foi quando o presidente dessa honrada entidade, Takeuma Machino, escreveu no diploma outorgado a Akamine o seguinte: "Pelas duas mãos de Akamine, não haverá inimigo".
Em 12 de agosto de 1958, a convite da Okinawa Kyokai, desembarcou no Brasil, vindo de navio, para fazer demonstrações, para divulgar o Karatê.
Quando veio a morar no Brás, passou a ministrar treinos em sua residência. Em 1960, foi fundada a Associação Brasileira de Karatê, a ABK, que situava na Rua Tabatinguera, centro de São Paulo, onde alguns dos maiores nomes do Karatê do Brasil treinaram.
Durante a segunda guerra mundial, serviu nas Filipinas como telegrafista pela Marinha Japonesa.
Foi após esse tempo, que abriu na cidade de Ito, província de Shizuoka, ilha de Honshu, a associação Ken Shin Kan.
Passou então a participar das reuniões da Federação Japonesa de Karate, participando, em 1955, de uma demonstração na televisão. Na ABK, sensei Akamine ensinou Karatê e Kobudo. E seu kata preferido era o Seiyunchin e sua arma preferida o Bo.
Em seguida, o sensei Akamine começou a ministrar aulas na Associação Universal de Karate, na rua Silveira Martins nº 124 - centro de São Paulo, onde o Sensei Oshiro em 1966 foi promovido para faixa preta.
Em sua residência, atendia pacientes para consultas como massagistas, e era muito experiente e também como numerólogo, sua ocupação permanente. Era ainda mestre em caligrafia e pintor amador. Formou diversos discípulos pela América do Sul.
Sensei Akamine Faleceu em 18 de julho de 1995, em São Paulo.
Sensei Akamine
Na cidade de São Paulo, A União Ken In Kan também desenvolve um trabalho junto ao “Instituto Olga Kos”, em que nossos instrutores ministram aulas nos projetos semanalmente e atendem em média 500 participantes, em sua quase totalidade crianças, adolescentes e adultos com portadores de necessidades especiais.
Para o desenvolvimento desse trabalho com a maior excelência possível, a União Ken In Kan de Karate promove cursos semanais para orientação e atualização dos instrutores responsáveis pelas aulas, tudo baseado nos conceitos de instrução pedagógica e didática.
Projetos Sociais
O Karate-Do é uma arte marcial de origem japonesa que significa caminho da mão vazia (空 – Kara: vazio; 手- Te: mão; 道 – Do: caminho). Nos treinos, o atleta aprende uma nova filosofia de vida, que por meio do treinamento, tornam-se bons cidadãos, através do respeito, cortesia, paciência, responsabilidade e principalmente a humildade.
O Karate-do tem os princípios educativos e da arte marcial. Na parte educativa tem como principal função oferecer a educação complementar que consolide o caráter e a conduta moral do atleta. E como arte marcial trabalha no praticante a luta contra a existência de limite físico ou mental.
Nenhum praticante poderá esquecer o real significado desta filosofia e deverá seguir o caminho dos verdadeiros ensinamentos do Karate-Do.
Karate-Do
A história da escola Goju se inicia com seu fundador, Chojun Miyagi, nascido em 1887, na cidade de Naha, em Okinawa. Nesses dias haviam duas escolas de Karate em Okinawa: o “Naha-te” de Higaonna Kanryo e o “Shuri-te” de Matsumura Soshu. O Sr. Miyagi aprendeu Naha-te com o Sr. Higaonna que estudou também o Kempo Chinês de Darma quando estava na província de Fukien na China, unindo alguns aspectos do Te de Okinawa com o Kempo Chinês formou a escola Shorei, tendo sido muito respeitada.
Quando o Sr. Miyagi tinha 14 anos começou a aprender Naha-te com o Sr. Higaonna, sendo reconhecido pelo mestre como possuidor de muitas qualidades. Aos 16 anos foi enviado à província de Fukien para aprender Kempo durante dois anos. Durante sua estadia desenvolveu um método muito eficiente de usar a respiração e treinamento espiritual, baseado na filosofia Zen.
Depois de regressar para Okinawa, estudou intensamente e comparou o Naha-te com o Kempo. Foi então que criou a forma Sanchin e Tensho. Em seguida organizou as escolas de Karate Goju, reunindo os pontos característicos do Naha-te com os métodos específicos do Kempo, adicionando suas próprias ideias.
O Sr. Miyagi obteve então autorização para ensinar na prefeitura de Okinawa, na Escola Normal e no Instituto de Treinamento de Bem-estar. Em 1929 foi convidado para viajar pelas principais ilhas do Japão para ensinar Karate na Universidade Imperial de Kyoto, Universidade de Kansai e outros estabelecimentos educacionais. Nesta época recebeu também um convite da Universidade de Ritsumeikan e da Yokun Shimpu Press para ensinar a arte do Karate durante um ano no Hawai, contribuindo desta forma para propagar o Karate no enterior. Durante a 2ª Guerra Mundial o Sr. Miyagi ajudou os habitantes de Okinawa como preparador físico oficial. Morreu em outubro de 1953 com a idade de 75 anos.
Goju Ryu
Parceiros
bottom of page