top of page
Background Ken in Kan (1).png

O nome KEN IN KAN foi dado pelo Grão Mestre, Seiichi Yoshitaka Akamine, uma das maiores autoridades do Karatê. A tradução de cada uma das palavras que forma o nome da entidade e descreve exatamente os conceitos básicos desta instituição: “KEN” significa saúde, “IN” força interior e “KAN” local de treinamento.

A KEN IN KAN nasceu com o intuito de difundir a prática do Karate Goju Ryu, proporcionando, certames de caráter cultural e esportivo.
Desta forma, avançou nos conceitos da capacitação de professores através da diretoria técnica da Ken In Kan, na qual, segue os rígidos padrões da Federação Japonesa, realizando treinamentos, cursos e oferecendo suportes para instrutores e praticantes que seguir a linha do Karate Goju Ryu.

Todos os representantes partilham do mesmo propósito, difundir a prática Goju Ryu como prioridade e fazer a integração social, educativa e esportiva. Além de preparar atletas para competições estaduais, nacionais e internacionais.

A Ken in Kan

Background Ken in Kan (1).png

Seiichi Akamine (nome artístico em japonês Yoshitaka ou em chinês Shikan) nasceu no bairro de Izumizaki, na cidade de Naha, ilha de Okinawa , Japão, em 14 de maio de 1920.
Sensei Akamine, era o irmão caçula entre seis e o único que praticou artes marciais dentro de uma família de descendentes de samurais. Iniciou-se com 5 para 6 anos nesse caminho com o avô, passando, em seguida, a treinar com o professor Chomo Hanashiro (1869-1945), da linha Shurite.

Treinou com o professor Seitoko Higa, segundo sua linhagem. Como era um grande atleta, também treinou remo, natação e atletismo. Iniciou-se no Kobudo com o professor Shinko Matayoshi e treinava com bo, tonfa, kama, sai, nunhaku, etc. 
Nesse mesmo ano, recebeu o 8º dan da Nippon Butoku Kai, sendo nomeado responsável pelo setor de Karatê. Foi quando o presidente dessa honrada entidade, Takeuma Machino, escreveu no diploma outorgado a Akamine o seguinte: "Pelas duas mãos de Akamine, não haverá inimigo".
 
Em 12 de agosto de 1958, a convite da Okinawa Kyokai, desembarcou no Brasil, vindo de navio, para fazer demonstrações, para divulgar o Karatê. 
Quando veio a morar no Brás, passou a ministrar treinos em sua residência. Em 1960, foi fundada a Associação Brasileira de Karatê, a ABK, que situava na Rua Tabatinguera, centro de São Paulo, onde alguns dos maiores nomes do Karatê do Brasil treinaram. 
Durante a segunda guerra mundial, serviu nas Filipinas como telegrafista pela Marinha Japonesa. 

Foi após esse tempo, que abriu na cidade de Ito, província de Shizuoka, ilha de Honshu, a associação Ken Shin Kan. 
Passou então a participar das reuniões da Federação Japonesa de Karate, participando, em 1955, de uma demonstração na televisão. Na ABK, sensei Akamine ensinou Karatê e Kobudo. E seu kata preferido era o Seiyunchin e sua arma preferida o Bo.
Em seguida, o sensei Akamine começou a ministrar aulas na Associação Universal de Karate, na rua Silveira Martins nº 124 - centro de São Paulo, onde o Sensei Oshiro em 1966 foi promovido para faixa preta.
​Em sua residência, atendia pacientes para consultas como massagistas, e era muito experiente e também como numerólogo, sua ocupação permanente. Era ainda mestre em caligrafia e pintor amador. Formou diversos discípulos pela América do Sul. 

Sensei Akamine Faleceu em 18 de julho de 1995, em São Paulo.

Sensei Akamine

Background Ken in Kan.png

Na cidade de São Paulo, A União Ken In Kan também desenvolve um trabalho junto ao “Instituto Olga Kos”, em que nossos instrutores ministram aulas nos projetos semanalmente e atendem em média 500 participantes, em sua quase totalidade crianças, adolescentes e adultos com portadores de necessidades especiais.

Para o desenvolvimento desse trabalho com a maior excelência possível, a União Ken In Kan de Karate promove cursos semanais para orientação e atualização dos instrutores responsáveis pelas aulas, tudo baseado nos conceitos de instrução pedagógica e didática.

Projetos Sociais

Background Ken in Kan (1).png

O Karate-Do é uma arte marcial de origem japonesa que significa caminho da mão vazia (空 – Kara: vazio; 手- Te: mão; 道 – Do: caminho). Nos treinos, o atleta aprende uma nova filosofia de vida, que por meio do treinamento, tornam-se bons cidadãos, através do respeito, cortesia, paciência, responsabilidade e principalmente a humildade.

O Karate-do tem os princípios educativos e da arte marcial. Na parte educativa tem como principal função oferecer a educação complementar que consolide o caráter e a conduta moral do atleta. E como arte marcial trabalha no praticante a luta contra a existência de limite físico ou mental.

Nenhum praticante poderá esquecer o real significado desta filosofia e deverá seguir o caminho dos verdadeiros ensinamentos do Karate-Do.

Karate-Do

Background Ken in Kan.png

A história da escola Goju se inicia com seu fundador, Chojun Miyagi, nascido em 1887, na cidade de Naha, em Okinawa. Nesses dias haviam duas escolas de Karate em Okinawa: o “Naha-te” de Higaonna Kanryo  e o “Shuri-te” de Matsumura Soshu. O Sr. Miyagi aprendeu Naha-te com o Sr. Higaonna que estudou também o Kempo Chinês de Darma quando estava na província de Fukien na China, unindo alguns aspectos do Te de Okinawa com o Kempo Chinês formou a escola Shorei, tendo sido muito respeitada.

Quando o Sr. Miyagi tinha 14 anos começou a aprender Naha-te com o Sr. Higaonna, sendo reconhecido pelo mestre como possuidor de muitas qualidades. Aos 16 anos foi enviado à província de Fukien para aprender Kempo durante dois anos. Durante sua estadia desenvolveu um método muito eficiente de usar a respiração e treinamento espiritual, baseado na filosofia Zen.

Depois de regressar para Okinawa, estudou intensamente e comparou o Naha-te com o Kempo. Foi então que criou a forma Sanchin e Tensho. Em seguida organizou as escolas de Karate Goju, reunindo os pontos característicos do Naha-te com os métodos específicos  do Kempo, adicionando suas próprias ideias.

O Sr. Miyagi obteve então autorização para ensinar na prefeitura de Okinawa, na Escola Normal e no Instituto de Treinamento de Bem-estar. Em 1929 foi convidado para viajar pelas principais ilhas do Japão para ensinar Karate na Universidade Imperial de Kyoto, Universidade de Kansai e outros estabelecimentos educacionais. Nesta época recebeu também um convite da Universidade de Ritsumeikan e da Yokun Shimpu Press para ensinar a arte do Karate durante um ano no Hawai, contribuindo desta forma para propagar o Karate no enterior. Durante a 2ª Guerra Mundial o Sr. Miyagi ajudou os habitantes de Okinawa como preparador físico oficial. Morreu em outubro de 1953 com a idade de 75 anos.

Goju Ryu

Background Ken in Kan (1).png

Parceiros

bottom of page